auxílios

O projeto p-o-e-s-i-a.org atua pelo fortalecimento da poesia brasileira
através deste portal, com edição de publicação, iniciativas digitais, redes sociais e 
concedendo auxílio emergencial para poetas

Comissão de seleção do projeto p-o-e-s-i-a.org

𝗖𝗹𝗮𝘂𝗱𝗶𝗼 𝗪𝗶𝗹𝗹𝗲𝗿 é poeta, ensaísta, tradutor e conselheiro do projeto p-o-e-s-i-a. Autor de diversos livros de poesia, entre eles Anotações para um Apocalipse, Jardins da Provocação, Estranhas experiências e A verdadeira história do século XX,. Tradutor de Allen Ginsberg, Antonin Artaud, entre outros.

𝗗𝗮𝗻𝗱𝗮𝗿𝗮 𝗧𝗼𝗻𝗮𝗻𝘁𝘇𝗶𝗻, Pedagoga pela UFU, Mestranda na Universidade Federal de Minas Gerais, faculdade de educação, pesquisando as escrevivencias de ciberfeministas negras. Militante feminista, ativista negra.

𝗗𝗷𝗮𝗺𝗶𝗹𝗮 𝗥𝗶𝗯𝗲𝗶𝗿𝗼 é filósofa, feminista negra e escritora. Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Foi secretária adjunta da Secretaria de DIreitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Coordena a coleção Feminismos Plurais, da Ed. Letramento, pela qual lançou o livro Lugar de fala em parceria com a Editora Polén, 2017.

𝗠𝗮𝗿𝗰𝗶𝗮 𝗪𝗮𝘆𝗻𝗮 𝗞𝗮𝗺𝗯𝗲𝗯𝗮 é indígena do povo Omágua/Kambeba, mestre em Geografia, escritora, poeta, compositora, fotografa, palestrante de assuntos indígenas e amazônicos no Brasil e exterior. Tem livros lançados de poesia. É membra da Academia Formiguense de Letras – AFL.

𝗗𝘂𝗱𝗮 𝗦𝗮𝗹𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁 é professora de literatura, ambientalista, vegana e ativista. Primeira pessoa transgênero a se candidatar ao cargo de Senadora da República. Fundadora e Coordenadora geral da ONG @Transvest, que oferece cursos educacionais a travestis, transexuais e transgêneros. 

𝗧𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗛𝗮𝗸𝗶𝘆 é poeta, escritor, bibliotecário e contador de histórias tradicionais indígenas, nasceu no município de Barreirinha estado do Amazonas, no coração da floresta amazônica, à margem do Rio Andirá. É graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Participa de projetos relacionados a cultura indígena junto ao UKA, autor de 13 livros.

Auxílios concedidos pelo projeto p-o-e-s-i-a.org

O projeto p-o-e-s-i-a já beneficiou direta e indiretamente mais de 60 pessoas: oferecendo auxílio financeiro
a poetas em vulnerabilidade social; publicando o dossiê POESIA INDÍGENA HOJE com a participação de 27 poetas indígenas contemporâneos; criando ações de integração digital, como o MAPA DA POESIA; e não menos importante: valorizando a poesia brasileira com ações de divulgação, tanto na imprensa, como nas redes sociais.

A Comissão de Seleção, constituída por Claudio Willer, Dandara Tonantzin, Djamila Ribeiro, Duda Salabert, Marcia Wayna Kambeba e Tiago Hakiy, selecionou, entre centenas de inscrições, 20 poetas em vulnerabilidade social que receberam auxílio financeiro durante a pandemia.

Diante da falta de recursos, o Conselho e a Comissão de Seleção decidiram garantir que cada poeta selecionado recebesse ao menos um mês de auxílio, oferecendo igualdade de condições, no intuito de possibilitar a mesma oportunidade a todos.

Já foram beneficiados/des/das:

Aila Oliveira – Salvador/BA

Amanda Leal – Curitiba/PR

Ana Fátima – Salvador/BA

Ananás – Cuiabá/MT

Andrezza Xavier – Belo Horizonte/MG

Atena Beauvoir – Porto Alegre/RS

Auritha Tabajara – Ipueiras/CE

Divino Damasceno – Goiás Velho/GO

Fernando Borma – Uberlândia/MG

Herbert Emanuel – Macapá/AM

Ian Wapichana – Brasília/DF

Iara Roccha – Petrópolis/RJ

Jamile Santana – Santo Amaro/BA

Jean Albuquerque – Maceió/AL

Juliana Ben Brizola – Florianópolis/SC

Nayara Lemos – Porto Alegre/RS

Tauã Valle – Olinda/PE

Tom Grito – Rio de Janeiro/RJ

Zélia Balbina Ponan Puri – Maricá/RJ

Além desses, o projeto p-o-e-s-i-a ajudou financeiramente e com a compra de alimentos dois de seus Conselheiros:

Cláudio Willer – São Paulo/SP

Olga Savary – Belém/PA